quarta-feira, 2 de junho de 2010
Veja porque o Gol é o preferido no Brasil
Tudo começou em 1976 e seu desenvolvimento exigiu nada menos que 1 milhão de quilômetros de testes em ruas e estradas, no Brasil e exterior, além de 200 mil quilômetros na pista. Sua 1ª versão trazia motor 1,3 refrigerado a ar e tração dianteira, com linhas que se inspiravam nas do Passat. Primeiro veículo da Volkswagen do Brasil concebido para dar origem a uma família, além de ser vendido também como furgão, logo o Gol ganhou a companhia do sedã Voyage, lançado em 1981, que viria a ser exportado para os Estados Unidos com o nome de Fox.
A Parati (sua versão station) e a picape Saveiro chegaram em 1982. Da 1ª versão até a atual, a extraordinária história do carro preferido pelos brasileiros reflete também a evolução da tecnologia. Ele foi o 1º nacional com injeção eletrônica (Gol GTI, de 1989) e o 1º bicombustível (Gol Total Flex, de 2003). Foi pioneiro também ao usar o motor 1.0 de 16 válvulas e o turbo 1.0, também 16 válvulas.
A primeira grande transformação do Gol ocorreu em 1994, com a chegada da 2ª geração, de design arredondado e que originou o apelido de “Bolinha”. Aparência mais esportiva foi a tônica da Geração III, que trouxe grande evolução na qualidade no acabamento, 70% das chapas zincadas e carroceria estruturalmente reforçada, tendo sido o 1º modelo nacional do segmento com garantia de 5 anos contra corrosão.
A 3ª geração também foi a 1º com o revolucionário motor 1.6 Total Flex. “Cara” mais limpa e arredondada foi a marca do Gol G4, lançado em 2005 e que trazia ainda traseira que unia elementos circulares das lanternas e um novo aerofólio integrado à tampa do portamalas, além de para-choque integrado.
A 5ª geração do Gol introduziu uma nova plataforma, com motor posicionado transversalmente, aumentando a disponibilidade de espaço e o conforto dos ocupantes. Séries especiais A diversidade e o sucesso das séries especiais são características marcantes do Gol. Tudo começou com a série Copa, lançada em 1982, alusiva à Copa da Espanha.
Em 1995, os fãs da banda inglesa Rolling Stones puderam comemorar a 1ª temporada brasileira do grupo a bordo do Gol Rolling Stones, que teve 12 mil unidades comercializadas. No ano seguinte, o Gol Atlanta celebrava os Jogos Olímpicos disputados nos EUA. A série Fun, lançada em 2001 e voltada ao público de espírito jovem, foi seguida pelo Gol Highway I e II (2001 e 2003) e pelo Gol Rallye (de 2004, dono de suspensão elevada e forte estilo off-road e que foi relançado em 2007). Outra série especial que acabou se tornando versão permanente foi o Gol Power, lançado em 2001 e que nunca mais saiu de linha.
Compare preços de Gol
Assinar:
Postar comentários (Atom)
1 comentário
Nada a ver este post seu....
O gol é o que é hoje por causa do gol quadrado que era muito bom, e deu fama ao nome gol.
Até o uno tem mais espaço que o G5, as portas batem quando se passa em estradas que provocam vibração, o para-choque abre as beiradas, além de não ter estetica.....
isso e muito mais... Falo com conhecimento, pois meu pai tem oficina.