Related Posts with Thumbnails

sexta-feira, 18 de julho de 2008

Mandamentos do óleo

Na hora da troca, sempre surgem dúvidas quanto às especificações do lubrificante,tempo ou quilometragem, filtro etc. Saiba como proceder para evitar danos no motor.

Há alguns anos, o fenômeno da borra (o óleo vira uma espécie de pasta) se espalhou pelo país, danificando motores de veículos de passeio de várias marcas. Depois de muita polêmica, veio o diagnóstico: uso de lubrificante fora das especificações; troca (do óleo e do filtro) fora do tempo ou da quilometragem correta; e, por último, abastecimento com combustível fora das especificações. Para evitar problemas, o motorista deve seguir algumas dicas, que foram passadas por Remo Lucioli, especialista em lubrificação automotiva, da empresa Inforlub.

A troca de óleo deve seguir rigorosamente o manual do fabricante do veículo?

Sim. Mas o motorista deve tomar cuidado com manuais mais antigos, que previam trocas a cada 20 mil quilômetros. Essa quilometragem foi especificada inicialmente por fabricantes na Europa, que, porém, tiveram o cuidado de especificar claramente o óleo a ser usado e o tempo máximo que esse lubrificante deveria ser trocado. No Brasil, não foram feitas essas restrições e tivemos muitos problemas (o principal deles, o fenômeno da borra). O motorista deve consultar o concessionário da marca ou pontos de trocas, que têm informações mais atualizadas.

Deve ser feita por tempo ou quilometragem?

Depende. Pode ser por um ou por outro. O óleo tem aditivos que permanecem inertes enquanto o lubrificante não é colocado no motor. Depois de colocado no propulsor, esses aditivos (que são reagentes químicos) entram em ação, atuando mesmo quando o motor não está funcionando. Mas o desempenho do óleo também depende do tipo de uso do veículo. Portanto, o motorista que roda pouco, e em condições severas deve trocar por tempo (no máximo, a cada seis meses). Já aquele que roda a maior parte do tempo em rodovias, a troca pode ser feita por quilometragem (no máximo, a cada 5 mil quilômetros).

O que são condições severas?

Muitos motoristas acreditam que a rotina de ir e voltar para o trabalho, que fica perto de casa, é um tipo de uso leve do veículo. Engano. Esse é o típico regime severo, no qual o veículo roda por vias urbanas, em trânsito congestionado, em velocidade média abaixo de 60km/h e em percursos com menos de 15 minutos. Regime leve seria rodar a maior parte do tempo no trânsito livre e fluente, com velocidade média acima dos 60km/h e em percursos com mais de 15 minutos.

É preciso substituir o filtro de óleo a cada troca do lubrificante?

Sim. Um filtro de óleo do motor Ford 1.0, por exemplo, processa mais de 20 litros de óleo por minuto. A cada 5 mil quilômetros, a uma velocidade média de 30 km/l, o filtro terá processado mais de 200 mil litros de óleo. O material filtrante, no interior do filtro, é papel, semelhante ao coador de café. Então, como se encontra esse filtro?

Existe motor que exige óleo sintético? Pode-se escolher entre o óleo mineral, geralmente mais barato, e o sintético? Os dois podem ser misturados?

Deve-se sempre consultar o manual do fabricante do veículo para saber a opção do mineral, desde que atendidas as especificações técnicas, previstas no mesmo livreto. Mas existem alguns veículos, como os BMW, que exigem somente óleo sintético. Mas o proprietário do veículo deve, pelo menos uma vez ao ano, consultar o concessionário da marca para saber se não houve mudança nas especificações do manual. Não misture os dois tipos, pois isso vai baixar a resistência térmica do volume resultante, o que pode danificar seriamente o motor.

E quanto às marcas? Podem ser misturadas?

Pode-se completar o nível com óleo de outra marca, desde que o lubrificante tenha a mesma especificação. Essa miscibilidade é prevista na legislação brasileira. Algumas empresas tentam vender a idéia de que isso não é possível para tentar manter o cliente fiel à marca.

Pela manhã, o motorista pode sair normalmente com o carro ou deve esperar o motor esquentar um pouco, por causa do óleo lubrificante?

Teoricamente, por motivos técnicos, o motor moderno não exige que o motorista espere o aquecimento do óleo e das peças, para sair com o veículo pela manhã. Mas o melhor é aguardar uns 30 segundos para sair e não elevar as rotações do motor até que o ponteiro de temperatura do líquido de arrefecimento do motor atinja o ponto ideal.

O que fazer quando a luz do óleo se acende no painel?

Pare o veículo imediatamente, desligue o motor e procure atendimento mecânico.

Qual consumo de óleo pode ser considerado normal, ou seja, que não seja um sinal de problemas?

Nos motores dos veículos da década de 1980, de até 1 litro a cada 1 mil quilômetros. Nos dos carros dos anos 2000, no máximo de 300 ml a cada 1 mil quilômetros.

Continue lendo...

quinta-feira, 17 de julho de 2008

Audi A3 Cabriolet





O conversível contará com duas opções de motor a gasolina e duas a diesel. Os quatro tipos de propulsores serão equipados com compressor mecânico e contam com injeção direta de combustível. Número de cilindros ou a capacidade volumétrica dos motores não foram revelados. A marca divulgou apenas que a potência da gama vai oscilar entre 106 cv e 203 cv.

Versões com mais de 142 cv serão equipadas com câmbio manual de seis marchas, enquanto o câmbio S tronic de dupla embreagem é opcional em todas as opções.

O A3 Cabriolet oferecerá dois tipos de capota: de lona, com acionamento semi-automático ou rígida, em três camadas, com acionamento totalmente automático. Nos dois tipos, uma bomba de alta pressão movimenta dois cilindros hidráulicos que abrem a capota em 9 segundos e a fecham em 11 segundos. A operação pode ser feita com o carro em movimento até a velocidade de 30 km/h.

Um item que merece destaque é o porta-malas da versão, com capacidade para até 673 litros.

Continue lendo...

Chrysler 300C versão Limosine







Opção estendida do sedã de luxo da Chrysler permanece apenas como protótipo.

O 300C já é imponente. Imagine, então, uma versão limosine ainda maior.

Revelada primeiramente no Salão de Detroit, o 300C Hollywood Limo volta à exposição de Chicago, mas sem mais detalhes revelados.

Além das portas no estilo suicida, que abrem para trás, o modelo tem uma particularidade interessante: não apresenta cobertura para motorista e passageiro, apenas para os privilegiados da “primeira classe” no banco traseiro.

Pelas fotos, o único detalhe que podemos observar é o entreeixos ainda maior dessa versão, que possibilita aos passageiros espaço suficiente para esticar as pernas completamente.


Continue lendo...

Touareg ganha versão militar





Modelo foi adaptado para uso do exército alemão.

Metralhadora no teto, blindagem, antenas de rádio, correntes nos pneus... esses são alguns dos “opcionais” do Touareg preparado pela Volkswagen para uso do exército alemão.

Informações técnicas, tais como motorização, não foram divulgadas, mas o resultado final impressiona: o carro ficou ainda mais imponente. Claro que nem todo luxo foi dispensado, repare nos repetidores da seta nos retrovisores.

Continue lendo...

Jaguar XKR-S




Modelo é 30 km/h mais veloz do que a versão XKR convencional.

A Jaguar lançou no Salão de Genebra uma versão ainda mais veloz do XKR, batizada de XKR-S.

O motor continua o mesmo 4.2 l V8 com 426 cv acoplado a um câmbio automático de seis marchas com opção de trocas no volante. O diferencial é que no S o controle eletrônico do motor foi recalibrado e, com algumas mudanças aerodinâmicas, o modelo pode atingir 280 km/h de velocidade máxima (limitada eletronicamente), valor 30 km/h mais rápido do que o XKR.

A dirigibilidade do modelo também foi melhorada com novo ajuste de molas, amortecedores, barra estabilizadora e uma nova regulagem no módulo eletrônico de controle da suspensão chamado Computer Active Technology Suspension (CATS). Os freios são do tipo Alcon R Performance com discos de 400 mm na dianteira e 350 mm na traseira ambos com seis pistões de acionamento das pastilhas.

Externamente, a diferença fica por conta de pequenas alterações nas entradas de ar frontais e laterais, no pára-choque e spoiler traseiro além das rodas de liga leve Vortex 20” e a cor Ultimate Black metálica, ambos exclusivos da versão.

Completa o pacote o sistema de som Pro Logic II com 525 W de potência. O Jaguar XKR-S será vendido apenas na Europa a partir de julho deste ano.

Continue lendo...

Honda Accord esportivo





Honda lança pacote esportivo para o Accord.

Acessórios serão oferecidos para as versões sedã e perua do modelo europeu.

A Honda divulgou um kit com algumas modificações estéticas para o Accord vendido no mercado europeu. Os acessórios, que têm a intenção de oferecer esportividade ao modelo, são disponibilizados para as versões sedã e perua e compostos por novos pára-choques frontais e laterais com minissaias embutidas, nova grade frontal e aerofólio traseiro na cor do carro (sedã).

Também foram criadas novas rodas de alumínio 18” exclusivas para o kit, além de acabamento que imita titânio para o interior.

Continue lendo...

BMW M1 Hommage






Protótipo baseado no esportivo dos anos 1970 foi mostrado em concurso de design.

A marca alemã apresentou uma releitura de seu esportivo M1 no Concorsa d’Eleganza Villa d’Este, evento patrocinado pela montadora que “celebra a mística dos carros históricos”, de acordo com a organização.

Com as linhas clássicas do M1 em uma ousada reinterpretação, o protótipo celebra os 30 anos do lançamento do modelo original, fruto de uma parceria entre a BMW e a Lamborghini (o design foi elaborado pelo estúdio Italdesign, pertencente a Giorgetto Giugiaro) que resultou na fabricação de apenas 456 exemplares com motor 3.5 l de 6 cilindros em linha e 281 cv de potência.

Para decepção de muitos, a BMW não revelou dados técnicos do modelo e nem mesmo se pronunciou quanto à possibilidade de fabricação da máquina. Fotos do interior também não foram divulgadas. Apesar de ser apenas um exercício de design – por enquanto –, nunca é demais lembrar: especula-se há alguns anos que a marca de Munique lançará um superesportivo para competir com modelos como o recém-nascido Audi R8. Com uma fonte de inspiração dessas, é bom a arqui-rival se preparar.

Continue lendo...

Audi A3 preparado





A Audi preparou exclusivamente para a 27ª edição do Lake Wörther Tour in Austria uma versão especial do A3 que será chamada TDI Clubsport Quattro. Seu maior destaque, além do visual nervoso, é o motor 2.0 l a diesel com injeção common rail e turbo. Ele é capaz de desenvolver 224 cv de potência e 45,7 kgfm de torque. Com isso, o Clubsport Quattro chega a 240 km/h de e acelera de 0 a 100 km/h em 6s6.

Para auxiliar no controle do “motorzão”, o conceito utiliza transmissão de 6 marchas e o sistema Quattro de tração integral. O controle de estabilidade (ESP) e a suspensão com o dispositivo Magnetic Ride (no qual a rigidez dos amortecedores é controlada por meio de uma corrente elétrica que atua em conjunto com o fluido dentro da peça) completam o pacote. As rodas possuem 20” e são montadas em pneus 265/30 R20 e o sistema de freio conta com discos de cerâmica e pinças com 6 pistões.

Externamente, o A3 recebeu nova grade frontal, aerofólio semelhante ao utilizado pelos carros de competição da DTM (Campeonato Alemão de Turismo) e novos pára-choques, sendo que o traseiro incorpora as duas saídas de escapamento. No interior, as alterações ficam por conta dos bancos esportivos, acabamento de alumínio do tipo “grelha” na alavanca de câmbio e o botão de partida no volante

Continue lendo...

Novo Pajero Sport

A Mitsubishi divulgou nesta quinta-feira (17) as imagens do novo Pajero Sport, que será lançado durante o Salão de Moscou entre os dias 29 de agosto e 7 de setembro. De acordo com a montadora, o design externo foi retrabalhado com foco na “esportividade e fluidez das linhas” e é a maior mudança nesta geração do carro. Serão disponibilizadas duas versões do modelo, com 5 ou 7 lugares, neste caso com uma terceira fileira de bancos.

Mecanicamente, os motores a diesel continuarão os mesmos 2.5 l e 3.2 l com injeção direta common rail já utilizado no veículo. Também continuará disponível o propulsor 3.5 l V6 a gasolina com 200 cv de potência. O novo Pajero Sport será oferecido com a última geração do sistema de tração integral Super Select 4WD aplicado no Pajero Full. A Mitsubishi escolheu a mostra russa para lançar o modelo devido ao notável crescimento que vem obtendo naquele mercado. No ano passado, a montadora comercializou 100 000 veículos e, para 2008, espera vender, no mínimo, 140 000 unidades.

O Pajero Sport também é fabricado no Brasil e oferecido na configuração HPE com os motores 2.5 diesel de 143 cv de potência e 3.5 l V6, por R$ 114 990 e R$ 116 990, respectivamente.

Continue lendo...

Forte concept





Forte é o nome de um automóvel, ou melhor, de um protótipo de ar agressivo. Neste momento não é mais, porém, do que uma formulação virtual de um estudante de design, de seu nome Andrew Varnish, sem qualquer intenção de produção, ainda que numa série limitada. Trata-se apenas um exercício de estilo destinado a testar ideias e propor novas soluções. E o automóvel desde sempre foi um território fértil para o design e inovação tecnológica.

De facto as inovações são muitas e interessantes. A carroçaria é moldada integralmente em fibra de carbono e possui uma ampla zona envidraçada construída em vidro fotossensível a envolver o habitáculo. As luzes, compostas exclusivamente por LEDs, são particularmente originais nos stops traseiros, que se acendem progressivamente ao longo de uma linha poligonal à medida que aumenta a intensidade da travagem. As abas laterais da carroçaria são solidárias com a suspensão de modo a que as rodas mantenham sempre um envolvimento constante. Macacos hidráulicos embebidos debaixo do chassis tornam a mudança de pneus rápida e confortável.

E se as linhas alucinantes deste automóvel virtual nos parecem também elas inovadoras, desenganemo-nos: são, na verdade, um remake dos grandes e luxuosos desportivos americanos dos anos 30′, como o Cord, o Auburn, o Duesenberg ou ainda este fabuloso Phantom Corsair. A inovação, afinal, já não é coisa nova…




Continue lendo...

Lotus ecológico



A Lotus Eco Elise vai apresentar no Salão do automóvel de Londres o Lotus Eco Elise. O grande diferencial desta versão é a utilização “ecologicamente correta” de materiais reciclados nos revestimentos dos bancos e tapetes. O fato curioso é que o painel é fabricado com material reciclado feito a partir de fibras da planta Cannabis, que dá origem à maconha.

A composição do tapete é de sisal, enquanto os assentos são feitos com lã ecológica. O painel tem material reciclado feito a partir de fibras da planta Cannabis, que dá origem à maconha, cultivada industrialmente em East Anglia, na Inglaterra. O Lotus Eco Elise também conta com dois painéis solares flexíveis instalados no teto do carro, que ajudam a produzir energia elétrica para utilização dos componentes eletronicos (não é um veículo híbrido).

Com a utilização destes materiais reciclados, esta versão é 32 kg mais leve do que a versão Lotus S. O Lotus Eco Elise será apresentado no Salão do Automóvel de Londres, que começa no próximo dia 23.




Continue lendo...

Range Rover Khan Cosworth 300



Empresas se juntam para levar Land Rover a 300 cv.

A oficina britânica Project Khan e a famosa preparadora de motores Cosworth, presente na Fórmula 1 de 1969 a 2007, uniram-se pela primeira vez para criar uma versão tunada do Range Rover Sport 3.6 TDV8 diesel, o Cosworth Sport 300, que recebeu uma série de modificações mecânicas e estéticas no valor de 17 000 libras (R$ 42 500).

O motor 3.6 l V8 passou de 272 cv para 305 cv de potência. Agora ele empurra o SUV de 0 a 100 km/h em 8s, fazendo-o alcançar uma velocidade máxima de 209 km/h. Por fora, as mudanças incluem spoilers na traseira e na dianteira, saias laterais, aerofólio, novas ponteiras de escapamento, pára-lamas alargados e rodas de alumínio aro 22”.

O Kahn Cosworth Sport 300 deve ser apresentado oficialmente no Goodwood Festival of Speed, tradicional evento automobilístico que acontece desde 1993 em West Sussex, Inglaterra. Para levar o bólido para casa, é preciso desembolsar cerca de 76 000 libras (R$ 190 000).

Continue lendo...