O terceiro “filho” da família do Volkswagen Gol está pronto. Depois do Voyage, chegou a vez de uma nova picape habitar as concessionárias da marca. E a estratégia adotada será a mesma do sedã, minar um líder da Fiat. Só para você ter uma idéia, em 2008, foram emplacadas 71 929 unidades da picape Strada, contra 30 568 da Saveiro. Não é difícil entender os motivos de tanta diferença.
Enquanto a Fiat tem um produto mais novo, de concepção um pouco mais atual e ainda usa o motor 1.4 flex, a Saveiro mantém a velha base do Gol “bolinha” e mesmo tendo passado por algumas re-estilizações, não esconde o peso da idade. É oferecida com o motor 1.6 flex e 1.8 flex e ainda custa mais que a concorrente na versão de entrada. Para quem vai trabalhar, custo e consumo de combustível estão entre as prioridades. Isso sem falar no preço do seguro. Na versão City 1.6, que sai por volta de R$ 30 000, o valor da cobertura completa pode chegar aos R$ 6 000. No caso da Strada, não passa dos R$ 3 500, e ela sai por volta dos R$ 28 500.
Se a história vai mudar rapidamente com a chegada da nova Saveiro, que será batizada de Arena, ainda não se sabe, mas se seguir os passos do Voyage, tem tudo para ser o enredo de um final feliz. Além da base do novo Gol, reconhecidamente superior à plataforma dos Fiat, a Arena, terá um desenho inovador, inédito para as picapes, com visual um tanto arredondado na coluna que divide cabine e compartimento de carga e a segunda janela bem larga.
Como você pode ver nas fotos, a cabine será privilegiada, denunciando uma certa predileção ao lazer, antes de ser colocada no trabalho pesado. Terá espaço além do que se vê nas opções de cabine estendida já existentes em outros modelos. Sua suspensão também entrega essa face “jovem”, já que virá equipada com barra de torção e molas na traseira, em vez do conjunto dotado de feixes de mola.
Apesar do excelente entre-eixos, na casa dos 2,80 m, sua caçamba terá pouco comprimento, mas um bom volume. Este deve ficar entre 900 e 1 000 litros, com capacidade de carga na casa dos 650 kg. Por ter uma altura grande, o compartimento ganhará o step side nas laterais, igual ao da Chevrolet Montana. A Arena deve chegar em meados do último trimestre (outubro) de 2009 e terá duas opções iniciais de acabamento, uma bem simplificada, e a Trend, com alguns itens de conforto. Ambas serão equipadas com motor 1.6 VHT, que gera 104 cv abastecido com álcool. Ainda não há confirmação de uma versão aventureira ou similar à Comfortline ou Power, denominações dadas às opções top de linha dos modelos da Volkswagen.
Enquanto a Fiat tem um produto mais novo, de concepção um pouco mais atual e ainda usa o motor 1.4 flex, a Saveiro mantém a velha base do Gol “bolinha” e mesmo tendo passado por algumas re-estilizações, não esconde o peso da idade. É oferecida com o motor 1.6 flex e 1.8 flex e ainda custa mais que a concorrente na versão de entrada. Para quem vai trabalhar, custo e consumo de combustível estão entre as prioridades. Isso sem falar no preço do seguro. Na versão City 1.6, que sai por volta de R$ 30 000, o valor da cobertura completa pode chegar aos R$ 6 000. No caso da Strada, não passa dos R$ 3 500, e ela sai por volta dos R$ 28 500.
Se a história vai mudar rapidamente com a chegada da nova Saveiro, que será batizada de Arena, ainda não se sabe, mas se seguir os passos do Voyage, tem tudo para ser o enredo de um final feliz. Além da base do novo Gol, reconhecidamente superior à plataforma dos Fiat, a Arena, terá um desenho inovador, inédito para as picapes, com visual um tanto arredondado na coluna que divide cabine e compartimento de carga e a segunda janela bem larga.
Como você pode ver nas fotos, a cabine será privilegiada, denunciando uma certa predileção ao lazer, antes de ser colocada no trabalho pesado. Terá espaço além do que se vê nas opções de cabine estendida já existentes em outros modelos. Sua suspensão também entrega essa face “jovem”, já que virá equipada com barra de torção e molas na traseira, em vez do conjunto dotado de feixes de mola.
Apesar do excelente entre-eixos, na casa dos 2,80 m, sua caçamba terá pouco comprimento, mas um bom volume. Este deve ficar entre 900 e 1 000 litros, com capacidade de carga na casa dos 650 kg. Por ter uma altura grande, o compartimento ganhará o step side nas laterais, igual ao da Chevrolet Montana. A Arena deve chegar em meados do último trimestre (outubro) de 2009 e terá duas opções iniciais de acabamento, uma bem simplificada, e a Trend, com alguns itens de conforto. Ambas serão equipadas com motor 1.6 VHT, que gera 104 cv abastecido com álcool. Ainda não há confirmação de uma versão aventureira ou similar à Comfortline ou Power, denominações dadas às opções top de linha dos modelos da Volkswagen.
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