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sábado, 9 de maio de 2009

Gemballa divulga fotos do Cayenne com tuning pesado


Tornado 750 GTS tem motor V8 preparado para superar os 300 km/h.
Acredite, o carro das fotos é um Porsche Cayenne. A responsável pela completa desfiguração do modelo é a preparadora alemã Gemballa, que chamou sua criação de Tornado 750 GTS. O visual pode ser polêmico e fugir completamente da proposta do carro original, mas talvez esse seja o objetivo empresa, que venderá apenas 50 unidades do SUV modificado por "módicos" US$ 500 000 (R$ 1 100 000) a unidade.
O número presente no nome representa os 750 cv gerados pelo motor 4.8 V8, que também despeja para as rodas brutos 107 kgfm de torque. Além do motor altamente potencializado (o Cayenne GTS original tem 405 cv e 51 kgfm de torque), o modelo da Gemballa é 250 kg mais leve que o utilitário de série. Segundo a preparadora, as alterações permitem ao carro acelerar de 0 a 100 km/h em 4s3 e superar os 300 km/h.
Os segredos do aumento da força e potência deste Cayenne estão no remapeamento da central de gerenciamento eletrônico do motor, incrementos no turbocompressor e alterações na saída de escape, técnicas usuais no mundo do tuning. O Tornado 750 GTS também tem suspensão e freios recalibrados, que se adequam melhor ao estilo de pilotagem que mais de 700 cv podem proporcionar. O sistema ainda é ajustável e permite rebaixar o carro em até 7 cm, aumentando a estabilidade.
Mas tanta potência e desempenho são meros coadjuvantes perante o esdrúxulo visual aplicado ao carro. Na frente, o Cayenne possui enormes entradas de ar vazadas no para-choque, além de pontos de respiro no capô que certamente assustarão quem visualizar o "monstro" da Gemballa chegando pelo retrovisor. Ao serem ultrapassados, os outros motoristas poderão olhar, por pouco tempo, a completa alteração do padrão visual da traseira do modelo, que tem para-choque aerodinâmico com extrator, como um F1, aerofólio e duas generosas ponteiras de escape.
O interior também muda radicalmente. Na frente, o painel, volante e console recebem revestimento de veludo, acabamento típico de superesportivos. Para redução de peso, diversas peças da cabine foram substituídas por similares de fibra de carbono. Atrás, a segunda fileira perde o banco inteiriço e recebe apenas dois assentos individuais. Mas fica a dúvida: vale mais de R$ 1 milhão?





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