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segunda-feira, 7 de julho de 2008

Jaguar XJ 2008




Tão requintado quanto a anterior, o novo Jaguar XJ continua mesclando características de modelo de luxo com toques esportivos.

Externamente há mudanças nos pára-choques traseiro e dianteiro e reestilização da grade frontal. Nas laterais foram incorporadas saídas de ar com apelo esportivo e a traseira foi equipada com um friso cromado e um novo aerofólio envolvendo a carroceria de alumínio.

Internamente há, segundo a montadora, mais espaço para os ocupantes do traseiro e novo pacote de tecnologia embarcada. O XJ 2008 possui como item de série sistema de aquecimento e refrigeração dos bancos dianteiros e um novo sistema de conectividade com telefones celulares via bluetooth, que permite a conexão de até cinco aparelhos simultaneamente.

Através de uma tela de cristal líquido com tecnologia touchscreem localizada no painel, é possível acionar 17 comandos como temperatura ambiente (com controle individual para motorista e demais passageiros), estações de rádio, além de informações sobre o desempenho do carro como consumo de combustível, pressão dos pneus e nível de óleo do motor. No quesito segurança o modelo conta agora com nova tecnologia para acionamento dos air-bags, mais eficiente e seguro.

Com relação às opções de motorização, o XJ 2008 não sofre alterações se comparado à versão anterior. A velocidade, torque e aceleração do veículo fazem o motorista se esquecer de que se trata de um sedã de grande porte e ter a impressão de estar a bordo de um superesportivo.

O carro possui duas opções de motor, ambas de oito cilindros e 4.2 litros, mas com potências distintas. Uma traz potência de 300 cavalos, mas os amantes da velocidade podem ainda optar pela versão Supercharger, que eleva a força do motor Jaguar a impressionantes 400 cavalos e torque de 553 Nm a 3.500 rpm, suficientes para levá-lo da imobilidade aos 100 km/h em exatos 5 segundos. Ambos utilizam caixa de câmbio automática de seis velocidades que, além de ser mais compacta, otimiza o funcionamento do modelo em altas velocidades.

A potência é controlada pela suspensão CATS – Computer Active Technology System, sistema que mantém a distância entre o veículo e o solo praticamente constante e pelo controle eletrônico de estabilidade. O desempenho também é favorecido pela carroceria, inteiramente produzida em alumínio, fato que proporciona ao modelo uma relação peso-potência invejável. O carro é cerca de 40% mais leve do que os sedans tradicionais produzidos em aço e 60% mais rígido em caso de colisões.

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